diário nos bairros

Moradores reclamam da quantidade de buracos no Bairro Noal

Da Redação

Fotos: Natália Venturini
Vizinhança reclama que está cada vez mais difícil trafegar de carro e a pé pela Rua Vermelho

Na Vila Lídia, no Bairro Noal, os moradores reclamam da buraqueira nas ruas. O aposentado José Costa, 70 anos, mora há 40 no local e diz que mesmo com a precariedade das vias, o imposto chega sempre em dia.

- Isso é um grande desrespeito com a população. Eles (políticos) vêm no bairro só em época de eleições. Pedem votos, falam com a comunidade, mas não fazem nada por nós. Ficamos à mercê deles - lamenta o aposentado.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

Conforme ele, a manutenção no carro tem de ser feita todos os meses em razão da constante buraqueira da Rua Vermelho. Os amortecedores precisam ser trocados em todas as revisões.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira das ruas da Vila Lídia
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que as vias da Vila Lídia estão relacionadas junto ao protocolo geral da secretaria para serem inseridas no cronograma de trabalho das equipes de manutenção para receber os serviços de restabelecimento da trafegabilidade 

- Somos nós mesmos que corremos atrás das máquinas e materiais para arrumar a rua. Conversamos com parceiros que já nos ajudam há anos. Se não é isso, não conseguimos manter a rua, no mínimo, transitável - diz a doméstica Jurema Correa, 60 anos.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

Jurema realiza o Natal Solidário para as crianças todos os anos. Ela diz que já fez vários protocolos na prefeitura com pedido para arrumar a rua, principalmente, durante as festas de final de ano, mas que são os próprios moradores que colocam as cargas de brita para tapar os buracos.

Via está com a sinalização de trânsito completamente apagada

Na Rua Miguel Meireles, os buracos não são o maior problema. Mas o pesadelo dos motoristas é outro: a sinalização do trânsito está apagada. As faixas amarelas que deveriam sinalizar um quebra-molas quase não existem, não tem faixa de segurança e as placas com sinalização de transito são inexistentes. Nas ruas da Vila Lídia, os moradores também não contam com sinalizações de transito.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização nas ruas da Vila Lídia
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que o Setor Técnico fará vistoria no local para inclusão da demanda no cronograma de trabalho 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

Outra reclamação dos moradores é em relação à poeria que entra em casa, já que as ruas são todas de chão batido, com exceção da via principal. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre as ruas da Vila Lídia serem de chão batido
Neste momento, conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não existe projeto de pavimentação ou calçamento das vias de solo exposto

ALAGAMENTOS

Em dias de chuva, conforme Costa, a Rua Vermelho fica intransitável em razão dos alagamentos. Além disso, os bueiros pioram o alagamento, já que ficam frequentemente entupidos.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

- A nossa rua se torna um rio em dias de chuva. Precisamos pedir ajuda aos vizinhos que têm barco para que possamos sair de casa. É lamentável - reclama a viúva.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos da Vila Lídia
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, as redes pluviais estão limpas e recebem manutenção periodicamente. A pasta já está realizando um estudo técnico e elaborando o licenciamento ambiental para limpeza e desobstrução de canais e da sanga
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os bueiros entupidos
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fala que as redes coletoras recebem manutenção periódica

SEM DIVERSÃO

As crianças da Vila Lídia estão com as grades da quadra de futebol arrebentadas. Elas também costumam ser impedidas por adultos de irem brincar no local.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

- A criminalidade tomou conta da quadra. Adolescentes usam o local para usar drogas e expulsam os pequenos do local. E faz pouco tempo que os próprios moradores conseguiram dar uma arrumada para que as crianças pudessem se divertir - lamenta uma moradora que pediu para não ser identificada.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a quadra de esportes para recreação
A Guarda Municipal diz que o local deve ser incluído nas rondas. Já a Secretaria de Meio Ambiente salienta que os moradores devem preservar o local

Quadra de esportes da Vila Lídia com grades tortas e arrebentadas

SAÚDE

A dona de casa Dienifer Providel, 25 anos, lamenta a ausência de escolas e de uma o Estratégia Saúde da Família (ESF). Dois, dos três filhos dela, precisam mensalmente de uma consulta com um pediatra para as constantes crises de asma.

- Se tivéssemos uma ESF, seria mais fácil de pegar as receitas médicas. Mas, todos os meses, temos que ir até o Pronto-Atendimento Municipal (PAM), ou ao Centro Social Urbano para tentar conseguir os remédios - conta ela.

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Dienifer também afirma que o Centro Social Urbano não aceita o encaminhamento do PAM.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de uma ESF na Vila Lídia
A Secretaria Municipal de Saúde diz que já tem uma ESF no bairro e que mais um agente comunitário foi chamado para ingressar o quadro de servidores
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a não aceitação de encaminhamentos no Centro Social Urbano pelo PAM
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o PAM é uma Unidade de Pronto Atendimento, destinado para atendimentos de urgência e emergência e, por isso, não faz encaminhamentos

Os moradores do bairro Tomazetti querem segurança

Para ela e os filhos, o ideal é que também tivesse uma escola dentro do bairro

- Os três vão a pé para aula. É bem perigoso. Se tivesse uma creche ou escola dentro do bairro e mais perto da gente, seria bem melhor - diz Dienifer.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o pedido por uma escola na Vila Lídia
A Secretaria Municipal de Educação responde que na região da Vila Lídia existe as escolas: EMEF Fontoura Ilha e EMEF Edy Maya Bertóia

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros